sábado, 7 de fevereiro de 2009

O MUNDO DE PAPEL- A ARTE DAS DOBRADURAS

Dobrar papel para produzir figuras é um hábito tão antigo quanto a origem do papel.
A arte da dobradura (origami) chegou ao Brasil com os portugueses, e também com a chegada, durante o império, de preceptores europeus que vieram para orientar as crianças das famílias ricas.
O Origami é uma arte universal, há sempre alguém que se lembre de ter feito dobraduras, como aviões, chapéus, barcos, balõezinhos entre outras.
Em São Paulo e no Paraná, fomos ainda mais beneficiados na aprendizagem do Origami pela grande contribuição trazida pelos imigrantes japoneses.
Os símbolos da linguagem do Origami são universais, porém atualmente para facilitar o entendimento e memorização da seqüência das dobras, os professores podem criar enredos, contar histórias e comparações com o concreto; às vezes, até fazer com o próprio corpo os movimentos que serão feitos no papel dobrado. Assim esta atividade se torna extremamente lúdica, dinâmica e motivante para as crianças.
O valor pedagógico das dobraduras de papel está na interdisciplinaridade, isto é, utilizar as figuras construídas como ilustração de outras matérias como a Língua Portuguesa, Ciências, Estudos Sociais e principalmente Matemática e Geometria.

Fazer dobraduras ensina o aluno a:

Pesquisar formas e cores, desenvolvendo a sua imaginação e criatividade ao decorar cartazes, construir maquetes e cenários.
Dramatizar textos utilizando fantoches e máscaras.
Desenvolver a capacidade de se concentrar na seqüência de dobras (disciplina)
Aprimorar a coordenação motora fina.

Além de todo estes objetivos pedagógicos importantes, atualmente, Origami também é utilizado como atividade terapêutica por ser uma atividade relaxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário